As melhores fontes de vitamina D
Sabia que estudos sugerem que a falta de vitamina D pode contribuir para um maior risco de uma série de doenças?
A deficiência de vitamina D tem sido associada à pressão arterial elevada, problemas de insulina, o risco de diabetes, risco aumentado de ataque cardíaco, obesidade e muito mais.
As doenças por deficiência de vitamina D são o raquitismo e osteomalácia. Em crianças, a deficiência de vitamina D provoca o raquitismo. Em adultos, a deficiência de vitamina D pode levar à osteomalacia.
A deficiência de vitamina D pode ocorrer quando:
- A ingestão dietética de vitamina D é inadequada,
- Quando há uma exposição limitada à luz solar,
- Quando o rim não pode converter vitamina D em sua forma ativa,
- Ou quando alguém não pode absorver a vitamina D a partir do trato gastrointestinal.
Além disso, um estudo norueguês descobriu que altos níveis de vitamina D estão associados com uma diminuição global da taxa de mortalidade total.
As melhores fontes de vitamina D
A melhor e maior fonte de vitamina d é a luz do sol, mas a vitamina D também pode ser encontrada num pequeno número de alimentos.
Fontes naturais de vitamina D
Alimentos, (Unidades Internacionais)
- Óleo de fígado de bacalhau (1.360 UI)
- Salmão (360 UI)
- Cavala (345 UI)
- Sardinhas de conserva sem o óleo (270 UI)
- Atum (200 UI)
- Enguia (200 UI)
- Camarão (162 UI)
- Leite desnatado (98 UI)
- Margarina (60 UI)
- Barra de cereais (50 UI)
- Pudim (50 UI)
- Cereais secos (40-50 UI)
- Fígado, carne, cozido (30 UI)
- Ovo inteiro (25 UI)
- Fígado Bovino (15 UI)
- Queijo Suíço (12 UI)
O sol é a nossa principal e mais poderosa fonte de vitamina D, que é produzida na pele em resposta aos raios UVB. Cerca de 20 minutos de exposição sem proteção no verão, com um índice de UV, de 7 ou superior, faz 10.000 unidades internacionais (UI), nada tem mais vitamina D que o sol.
Mas os estudos ainda não determinaram a quantidade de luz solar necessária para produzir uma quantidade adequada de vitamina D na prevenção de doenças. E esse valor, provavelmente, varia de pessoa para pessoa.
“Uma pele mais escura é menos capaz de produzir vitamina D do que pele mais clara. A idade desacelera tambem a produção. “
Estes resultados da investigação não significa que todos nós devemos começar a adorar o sol, tendo em conta os riscos que vêm com as queimaduras solares e os pontos de interrogação em torno da ciência.
Dose diária recomendada de vitamina D
| Idade | Crianças | Homens | Mulheres | Gravidez | Lactação |
| 0 aos 13 anos | 200 UI | - | - | - | - |
| 14 a 18 anos | 200 UI | 200 UI | 200 UI | 200 UI | 200 UI |
| 19 a 50 anos | - | 200 UI | 200 UI | 200 UI | 200 UI |
| 51 a 70 anos | - | 400 UI | 400 UI | - | - |
| + 71 anos | - | 600 UI | 600 UI | - | - |
De acordo com o Institute of Medicine, a maior parte das pessoas estão abaixo das recomendações actuais.
Se gostou, partilhe este artigo ! |
| Por Cuidados Saude a 7 de Maio de 2010 ás 0:46, na categoria Vitaminas e Suplementos. Follow any responses to this post through RSS 2.0. You can skip to the end and leave a response. Pinging is currently not allowed. |

Pingback: Tweets that mention As melhores fontes de vitamina D | Cuidados Saude -- Topsy.com